Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Não somos todos iguais.

(Dia dos) namorados (6).png

Não somos todos iguais. Se fôssemos, o mundo estaria cinzento e sem vida. Provavelmente, as pessoas ficariam (mais) loucas. Mas ‘o mundo precisa de loucos, loucos uns pelos outros’! E isto só será possível com a diferença e o respeito por esta. Só será possível através da partilha de valores como a igualdade, a justiça, a humildade, a honestidade, a liberdade, o perdão, o amor, a solidariedade e a perseverança.

Somos diferentes não só pelo nosso corpo, cor do cabelo ou olhos. Somos diferentes porque agimos e reagimos de forma diferente a um mesmo estímulo. Somos diferentes porque sim e porque não. Num dia ou noutro. Somos diferentes porque temos origens, histórias e experiências de vida diferentes. É por esta razão que pensamos de forma desigual. Que olhamos para uma situação de forma distinta. Que sentimos de forma diferente.

O incomum, o bizarro, o raro e o oposto leva-nos a novas perspectivas, não valorizadas por alguns. Mas é na partilha, na leitura e no respeito da diferença que crescemos e que conseguimos ir mais longe. Se nos identificamos com a diferença, isso é uma riqueza. Se nos identificamos com a semelhança, isso é uma riqueza. Somos diferentes mas não vivemos da diferença. Partilhamos gostos comuns, experiências idênticas. Ansiedades, virtudes, preocupações, alegrias e tristezas.

Somos nós que decidimos qual o nosso posicionamento. Quais os nossos valores e princípios dos quais não abriremos mão e pelos quais seremos (re)conhecidos.

Muito vos contei? Abra os seus braços para as mudanças, mas não abra mão dos seus valores. (Dalai Lama)

 

 

 

Maria Inês,

Muito me contas