Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Música para os meus ouvidos

A música conforta-nos nos momentos mais tristes. Tanto limpa as nossas lágrimas como abre a torneira do rio mais próximo. A música dá-nos alento e energia. Motiva-nos. Marca os melhores e os piores momentos da nossa vida. Marca os momentos que deixarmos. A música é um quebra-gelo numa viagem de carro (pena não existir em elevadores). É o que acompanha um bom convívio entre amigos ou inicia um jantar a dois (não estivéssemos nós no mês mais romântico do ano...). É a música que nos acompanha até ao trabalho. Que caracteriza uma cena de um filme. Lembra-nos alguém e faz-nos recordar como éramos mais novos, o que passámos, com quem partilhámos tantos momentos. A música relaxa-nos. Acorda-nos. Vivemos música e podemos até pouco perceber desta. 

A música não é uma, são várias! Felizmente. E podemos ouvir as que quisermos (se o tempo assim o permitir), repeti-las e até pausá-las. Pop, rock, indie, jazz, punk, funk, blues, country, metal, soul, entre tantos outros estilos de música. Parece haver para todos os gostos e mais algum. Podemos ainda guardá-las no computador, no telemóvel ou num CD. Podemos até guardá-las no coração e na mente. A música faz o que deixarmos que faça connosco. E nós, fazemos o que quisermos desta: rir, dançar, cantar, saltar, perder a respiração, suspirar, gritar, parar, sentar, deitar, adormecer. 

Para além de a música combinar com tantos momentos das nossas vidas, combina perfeitamente com boas ideias. Uma excelente ideia, que por tanto tempo desejei que existisse, é a aplicação shazam. Através de um simples click podemos saber qual o intérprete e título de uma música que passa na rádio ou num CD numa loja, por exemplo. Já todos conhecemos o YouTube onde podemos criar playlists e assistir a videoclips. E o spotify? Podemos aceder através de qualquer dispositivo. Para além de podermos criar playlists podemos ouvir algumas sugeridas categorizadas por estilos de música ou estados de espírito. Retrojam é um site que disponibiliza uma série de músicas de acordo com a nossa idade e os anos escolares por que fomos passando ao longo dos anos. Uma forma muito interessante de ouvir alguns êxitos do passado e de fazer uma retrospectiva a partir da música. 

Muito vos contei? Explorem estas aplicações e sites. Oiçam muita música e divirtam-se!

 

 

Maria Inês, 

Muito me contas