Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Gratidão: a arte de agradecer.

2015-3.png

'A gratidão é a memória do coração' (Provérbio francês)

A gratidão é uma força da humanidade, é um sentimento profundo de reconhecimento por alguém que nos tenha feito ou que nos irá fazer algo de bom. A gratidão trata-se de um sentimento positivo que sempre acarta consequências positivas. É uma fonte de energia que começa nas pequenas pequenas coisas e que nos leva numa viagem de alegria, respeito e felicidade até às grandes questões. 

'Fazer o bem, não olhar a quem'. Um pequeno agradecimento a quem nos deixe passar na passadeira ou numa fila da mercearia ou supermercado. O que sentimos quando agradecemos?

Sejamos gratos com quem nos faz feliz e com quem nos proporciona bons momentos. Sejamos gratos pela nossa saúde e pela de quem nos está próximo, pelo sol que erradia os nossos dias, pelo calor que nos aquece a alma, pela chuva que rega as mais pequenas sementes, pela música que ouvimos, pelas paisagens que vimos, pelo cheiro do mar e pelos banhos em águas salgadas. Sejamos gratos pelas fortes amizades, pelo agradável convívio entre amigos e pelo natal em família. Sejamos gratos por tudo. Por tudo o que de bom que nos traz a vida e, até, pelas experiências menos boas que tanto nos ensinam e motivam para seguir outro caminho. 

Temos sempre muito mais para agradecer do que para lamentar. Então porque paramos para ouvir o que não é bom? Valorizemos o que é positivo ao invés de nos lamentarmos. Quantas pessoas têm limitações? Limitação em ouvir, ver, cheirar, sentir, movimentar-se. Pessoas que perderam filhos ou pais, oportunidades ou que se depararam com graves doenças. Estas pessoas também têm muito porque agradecer. Todos temos. 

Agradecer é uma arte que pode e deve ser praticada por todos. 

Muito vos contei? 'A gratidão pode transformar dias comuns em acções de graça, transformar a rotina em alegria e mudar oportunidades comuns em bênçãos' (William Arthur Ward). Ou seja, a gratidão pode transformar um dia bom, num dia ainda melhor. Surpreenda-se!  

Obrigada. 

 

 

Maria Inês, 

Muito me contas