Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Muito me contas

Blog sobre a actualidade, a vida e sempre com uma pitada de positividade!

Festa dos Tabuleiros de Tomar: uma viagem à boleia de um tabuleiro.

Tomar, uma Cidade encantadora!

Festa dos Tabuleiros em Tomar, festa que envolve os da Terra e que chega aos corações de todos os portugueses e, até, além fronteiras. Hoje, cerca de 700 tabuleiros de mais de uma mão cheia de Freguesias, desfilaram em algumas das mais belas ruas de Tomar em direcção à Mata dos Sete Montes - local onde irão aguardar os seus parceiros para o Cortejo Principal da Festa. 

Amanhã dá-se o ponto alto da Festa dos Tabuleiros em Tomar - o Cortejo dos Tabuleiros, festa que se realiza de quatro em quatro anos. Os representantes de cada Freguesia desfilam em casais com um tabuleiro da altura da mulher. A base de cada tabuleiro é um cesto de vime ou verga que sustenta trinta pães enfiados em cinco ou seis canas. A coroa, com a Pomba do Espírito Santo ou a Cruz de Cristo decora o cimo do tabuleiro. No dia seguinte ao Cortejo, distribui-se o bodo pelos que mais precisam. O tabuleiro é transportado pela mulher. O homem auxilia o seu transporte e, caso seja necessário, transporta o tabuleiro ao ombro. 

Partilho alguns dos momentos de hoje. Convido-vos a visitarem todas as ruas e a vislumbrarem os bonitos tabuleiros. Foram meses de trabalho por parte de todos os que participam activamente nesta Festa. Meses a preparar as ornamentações para as ruas e para os seus tabuleiros. 

_DSC0423.JPG

_DSC0415.JPG

_DSC0396.JPG

_DSC0365.JPG

_DSC0358.JPG

_DSC0348.JPG

_DSC0312.JPG

_DSC0269.JPG

_DSC0243.JPG

_DSC0232.JPG

_DSC0178.JPG

_DSC0163.JPG

_DSC0148.JPG

_DSC0147.JPG

Muito vos contei? Alguém que já tenha assistido a esta Festa? Partilhem comigo! 

Mais fotografias em @blogmuitomecontas [Sigam no Instagram]

 

 

 

Maria Inês,

Muito me contas

2 comentários

Comentar post